Atendimento de emergência

Isto passa, através do desenvolvimento de um projeto médico partilhado, incentivar o surgimento de setores de cuidados territorializados e organizar a gradação da prestação de cuidados, de forma a garantir a igualdade de acesso a cuidados seguros e de qualidade. O objetivo é garantir a todos os pacientes um melhor acesso aos cuidados, reforçando a cooperação entre hospitais públicos em torno de um projeto médico. Os serviços de atendimento médico de urgência (SAMU) localizados em hospitais e de plantão prestam atendimento pré-hospitalar emergencial.

O SAMU é acessível gratuitamente em todo o território nacional a partir de qualquer telefone pelo número 15. As centrais compartilham informações com as centrais de atendimento de emergência da polícia e dos bombeiros, para que as emergências médicas sejam atendidas de forma adequada. Da mesma forma, os centros de atendimento médico ou de bombeiros respondem ao número de emergência europeu. As chamadas de emergência que chegam ao call center médico são atendidas por recepcionistas especializadas, supervisionadas e apoiadas por médicos.

As medidas tomadas dependem do nível de emergência. Se forem necessários primeiros socorros no local, os centros de atendimento de emergência médica podem enviar uma unidade móvel de cuidados intensivos (serviços móveis de emergência e reanimação ou SMUR), uma equipa de primeiros socorros de bombeiros ou um guarda clínico geral. Caso contrário, o paciente é orientado a ir de ambulância ao hospital de emergência mais próximo, se necessário. O sistema de continuidade de cuidados foi concebido para fornecer uma resposta rápida e adequada às necessidades dos pacientes durante a noite e nos fins de semana ou feriados, quando os consultórios médicos ambulatoriais estão fechados. Alejandro Zoboli canelite como tratar